Quem Somos











TV Pinel, uma iniciativa desenvolvida desde 1996 pelo Instituto Municipal Phillipe Pinel / Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, realizada pela Imagem na Ação – Núcleo de Desenvolvimento de Projetos de Comunicação e Cidadania em parceria com a AMOCAIS – Associação dos Amigos do Cais. Sua proposta é “enlouquecer”, “delirar”, transformar, reinventar a mídia televisa e possibilitar “diferentes olhares da loucura”.

Há 15 anos a TV Pinel vem reinventando a forma de produzir seus programas. Atuando com metodologia participativa, está atenta aos desejos e intenções de usuários, técnicos, familiares e profissionais da saúde mental na materialização de seu roteiro audiovisual.
Sob o paradigma da Reforma Psiquiátrica, a TV Pinel, surge como uma importante ferramenta de intervenção cultural, artística e social, produzindo uma outra subjetividade a cerca da loucura, trazendo na sua linguagem muito humor. Nesse percurso a TV Pinel ensaiou processos de singularização em seus participantes, na sua produção midiática, oportunizando outras maneiras de produção da imagem da loucura.
São 30 programas revistas, 08 documentários, oficinas de sensibilização com diferentes públicos e instituições, participação em festivais nacional e internacional, objeto de pesquisa de inúmeras monografias, dissertações e teses, e, sobretudo, o reconhecimento nos campos da saúde mental, comunicação e educação.

Horário de Funcionamento: de segunda a quinta-feira das 09 ás 17h
Endereço: Avenida Venceslau Bráz, 65 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22290-140 
Tel.: (21) 2542-3049 Ramal 2111 - 2035